Descaso

10 meses depois da colisão da aeronave da Gol com o jato Legacy, na então maior tragédia da história da aviação Brasileira, que deixou 154 mortos e desencadeou uma crise aérea no país ocorre outro acidente, dessa vez não no ar mas já no solo porém com a mesma violência que somente a lei da gravidade e o descaso mesclado com a hipocrisia do governo* brasileiro conseguem ter.
*Faço questão de escrever governo com letra minúscula.

O possível pior acidente da história da aviação brasileira, aconteceu após uma série de derrapagens que o aeroporto de Congonhas vinha registrando no último ano, em meio a reformas e caos aéreo em todo o país. Foi o primeiro acidente do tipo após a finalização da reforma entre maio e junho da pista principal do aeroporto para reduzir o risco de derrapagens. No entanto, um serviço de ranhuras na pista, chamado de grooving, para aumentar a aderência dos pneus das aeronaves, ainda não foi feito.

Retirado das manchetes do site >> http://br.today.reuters.com/

No local onde trabalho há uma grande preocupação com a segurança do colaborador, os motivos são vários, desde o prejuízo que o afastamento de um dia útil pode causa à empresa até o fato de quanto menos acidente a empresa tiver maior será o valor dela na bolsa de valores.
Mas não estou aqui pra falar sobre os motivos que levam uma empresa a zelar pela segurança e sim um dos métodos que uma consultória desenvolveu para a empresa.
Trata-se desta pirâmide :
Ela indica em sua base os desvios ocorridos na empresa (entenda-se por desvio toda ação fora do padrão de segurança estipulado), na segunda camada visualizamos o quantitativo de acidentes sem danos visíveis, na terceira camada os acidentes com danos materiais na quarta os danos com lesões e no cume da pirâmide uma lesão grave.

Se as autoridades (in)competentes do nosso sistema aéreo (sejam lá quem forem essas autoridades) não tivessem agido com descaso para as ultimas derrapagens que havia acontecido na pista de pouso o acidente do aeroporto de Congonhas não teria passado da terceira camada dessa pirâmide.
Talvez eles dêem como desculpa o fato de estarem ocupados demais esperando sua vez de embarcar em algum aeroporto brasileiro.
[ironia]
Sabe, se fosse no Japão os responsáveis por essa irresponsabilidade seria executado em um julgamento, como no ultimo caso relatado pela mídia, mas como se trata do Brasil, nenhuma autoridade possivelmente vai nem parar em juízo. E essa afirmação não é estereotipo é fato, consumado.
[Justiça?]
Deu até medo de viajar depois dessa.

"... Até quando isso vai continuar? Vamos esperar o terceiro acidente para o governo dar uma solução?", disse meu conterrâneo Arthur Virgílio Neto.

Nenhum comentário

O comentário de hoje pode se tornar o post de amanhã

Tecnologia do Blogger.