Livro lido filme não assistido

Ontem, li de uma só vez com a branquela o livro "Eu sou a lenda" de Richard Matheson.
Sim!!! é o livro do filme que estreia amanhã nos cinemas com o Will Smith e a sobrinha da Sônia Braga...
Será a primeira vez que assistirei um filme onde primeiramente li o livro. Geralmente era o contrário, eu primeiro assistia o filme e ai ficava curioso pra ler o livro. Foi assim com "A Firma", "Um amor pra recordar" e até mesmo com "Harry Potter".

Mas voltemos a falar de "Eu sou a lenda", o livro fora escrito em 1950, mas a estória se passa em 1976. Robert Neville é o único sobrevivente de um vírus (que no meio da estória descobrimos na verdade ser um germe/bactéria), de alguma maneira ele é imune, mas em vários momentos você se pergunta se não seria melhor ele não ter essa imunidade. Pois a solidão, a falta de companhia e até de sexo é uma tortura.
Pra piorar a situação, os infectados não morreram, se transformaram em vampiros... Isso mesmo, daqueles que temem o sol, fogem do cheiro de alho e Neville passa o dia enfiando estacas no coração daqueles que encontra.
Sem literalmente ter o que fazer e pra ocupar o vázio da solidão ele passa a pesquisar livros e o baralho-a-quatro tentando entender como esse vírus/bactéria funciona, acreditando que seu sangue pode salvar a humanidade revertendo a mutação, suas conclusões passam a confrontar os mitos sobre vampiros encontrando respostas pra umas e perdendo a razão pra outras.
Parece bobo ? mas o livro contagia e as vezes é horripilante também... Lendo o livro pude entender que o título se deve ao fato de que o mito, a lenda, o absurdo , agora é ele e não os vampiros. Digo isso porque quando vi o cartaz a primeira vez fiquei achando que o título se referia ao fato do personagem ser um eximio matador ou algo parecido? ... Sem o menor sentido, eu sei... mas foi a impressão que tive.
O Oráculo deste século diz que o filme é uma regravação que já ganhou duas versões no passado: "Mortos que Matam" (The Last Man on Earth, 1964) e "A Última Esperança Sobre a Terra" (The Omega Man, 1971).

O trailer que estreia amanhã nos cinemas mostra Will no papel de Robert Neville com o cachorro [que na vida real lhe pertence] em solidão há 3 anos. Por essa cena já posso dizer que a nova adaptação não será levada ao pé-da-letra do livro, já que no mesmo o cachorro morre 10 meses após a epidemia.No livro os vampiros tem uma aparência humana, meio que morto-vivo, no trailer já vi que eles tem uma aparência demoníaca, com asas de morcego.No livro a mulher de Neville (Virginia) não chega a sair da cidade, no trailer ela e a filha conseguem... mas essa listinha de diferenças entre o livro e o filme eu deixo pra um próximo post, depois de assisti-lo.

E já não vejo a hora.

4 comentários:

  1. Anônimo5:38 AM

    é bom que a gente nem precisa ler ou assistir, né? vc conta tudo.. rsrs

    beijo

    "Oncotô? (Erika)"

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:39 PM

    Lucio, nem sou pop nada.. é porque visito muita gente, ai todo mundo me visita... sacomé? rsrs

    Olha só, me desculpe ai pelos vídeos, tá? vou tentar outra solução. eu tbm acho que pesa as vezes, mas eu não resisto.. hehehe

    beijo

    "Oncotô? (Erika)"

    ResponderExcluir
  3. achei o nome muito bom. mas não me deu vontade de ir ver. tenho vontade de assistir outra coisa, algo menos americano.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Tô afinzaço de ver. E Meu nome não é Johhny também.

    Preciso atualizar-me. Fora dos cinemas por tempo demais.

    ResponderExcluir

O comentário de hoje pode se tornar o post de amanhã

Tecnologia do Blogger.