Fui roubado por 401 pessoas

Pra entender os fatos você precisa saber que há quatro anos atrás eu escrevi um texto para o meu perfil do orkut.
Esse texto ficou desde 2004 até dezembro de 2006 quando o mudei. Porém a descrição que eu tanto gostava por me descrever com clareza deixei neste e em outro blog que possuo.
Um desses blogs é uma cópia do Juventue Sobriedade e Poesia no wordpress.
O wordpress parece receber muito mais visitas que o blogspot já que eu semanalmente recebo os relatórios de visitas que me apontavam inclusive os termos mais procurados nas buscas que levaram o internauta aquela página.
O termo sempre gira em torno de "Perfil para orkut".
Eu demorei pra me tocar de que havia gente copiando o texto.
Hoje quando entrei no orkut resolvi pesquisar um trecho do meu texto e adivinhem:
401 usuários encontrados com aquele exato trecho nos seus perfis.
Primeiro eu senti algo do tipo "Pow!!! que legal um monte de gente gostou do texto" mas depois foi dando um sentimento de "Pow!!! que merda um monte de gente copiou e ta usando meu texto".

Eu ainda não visitei todos os 401, mas dos 20 e poucos que visitei hoje pude constatar que nenhum cita a autoria, uma delas, totalmente desprovida de personalidade, teve a audacia de no fim do perfil autorizar a cópia do texto como se fosse dela, citando inclusive a CF/88 que trata sobre direito autoral, esquecendo ela sobre a previsão do crime de falsidade ideologica, descrita no artigo 299 do Codigo Penal.
Alguns usaram somente a expressão pesquisada "Nem metade do que fui, mas bem melhor do que um dia estive" outros copiaram na integra, sem mudar uma virgula do lugar.
A grande maioria é de Rio Branco, mas tem representante de todos os estados brasileiros.
Teve um que não satisfeito colocou também como nick o nome do meu blog "JUVENTUDE E SOBRIEDADE". Outra, inclusive, colocou partes de vários textos meus encontrados no mesmo blog.

O chato é que embora eu fique revoltado com o assunto, fica aquela máxima de que se está na rede é de todo mundo.
Mas que é estranho os outros dizerem que são donos de algo que você criou, isso é.

2 comentários:

  1. Anônimo10:34 PM

    Bora lá mostrar pra ela q com direitos autorais não se brinca!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:45 PM

    Compartilho integralmente dos seus sentimentos. Vivo isso o tempo todo. Até em Portugal já encontrei meus textos sem que a autoria fosse mencionada. O diabo é que a gente nem tem noção do todo. Porque não dá pra descobrir na busca das ferramentas da internet absolutamente tudo que já nos foi roubado. A gente vai sabendo aos pouquinhos, e o que foi roubado há muito tempo nem aparece mais... É triste... Lamento informar que, provavemente, há muito mais do que 401 pessoas utilizando o texto. Bjs e inté!

    ResponderExcluir

O comentário de hoje pode se tornar o post de amanhã

Tecnologia do Blogger.