O rei leão - eu vi

A sala de cinema estava lotada com vários pais levando seus filhos, e acredite todos eles estavam mais eufóricos do que os infantes.
Quando ficou aquele silencio típico pós trailers que anuncia o início do filme um gaiato a minha frente cantou “ ahhhhh yeaaaa aaaaaaaaaaaa” e foi repreendido pelo filho com um pedido de silencio. O eufórico pai com alguns cabelos grisalhos riu animadamente sendo interrompido dessa vez pelo canto africano de abertura de o Rei leão. Silêncio na sala, todos atentos vendo a cena que é tão mágica quanto o original em animação, embora eu tenha notado que no live action ficou bem mais curta (será que estavam tentando economizar? rs).

A fofura de Simba ainda bebê rouba a cena e tal qual no desenho não sabemos quanto tempo passou entre sua apresentação ao reino animal e sua desgraça ao perder o pai.

No meio disso Scar é mostrado com uma aparência mais repugnante do que consigo lembrar no desenho, mas de alguma forma é salientado uma espécie de justificativa para as suas atitudes, nota-se desde sua aparição o quanto ele era excluído e até humilhado, me lembrou um pouco os temas de injustiça social tão em voga na atualidade e me questiono se só passei a notar isso devido as mudanças sociais dos últimos 25 anos ou se o filme realmente salienta essas questões.
Fora isso a única música dedicada a Scar é empolgante com batidas fortes e cantadas em tons graves. Adoraria ouvi-la novamente.
Quando ainda era um adolescente julguei Scar inteligente pelo golpe aplicado no sobrinho, hoje já adulto (diria velho na verdade) vejo que enganar um leão-criança sem juízo não chega a ser inteligência e sim desespero.
A cena da debandada de gnus no desfiladeiro foi tão forte quanto consigo lembrar... dizem que o maior trauma das crianças da década de 90 foi a morte de Mufasa, eu só conseguia pensar “ cacete isso é forte demais pra pirralhada” . Hoje consigo entender que embora pesada o clima de luto é quebrado pela aparição de Timão e Pumba que nos faz cair na gargalhada constantemente.

Desabafos a parte, eu odiava esses dois na minha adolescência... eu detestava a ideologia pregada por Hakuna Matata , e julgava infantil demais as piadas desses personagens na animação. Hoje, conclui que eu era um adolescente chato pacarai!
Mais chato ainda é o velho que me tornei que fica inconscientemente ridicularizando a inverossímil possibilidade de um leão crescer e se alimentar apenas de insetos e lesmas. Mas façamos um esforço e esquecendo-me desses detalhes dá pra encarar todo blá blá bla sobre o ciclo da vida-e-pá-e-pou . Acredite ficou até mais crivel em alguns momentos.

Em suma eu gostei muito, muito do filme, mas estou indignado pela cena do reencontro de Simba com Nala... sério Disney? Sério que vocês ignoraram a letra da música que diz “ essa noite o amor chegou” e colocaram os dois leões em pleno meio dia, seus monstros , insensíveis com a memória afetiva de um coroa  como eu.
Custava fazer a cena ao anoitecer como na animação? Heim? Heim? HEIM?

Nenhum comentário

O comentário de hoje pode se tornar o post de amanhã

Tecnologia do Blogger.