Recitativo
APRESENTAÇÃO
No fim do século 16, época da reforma protestante, os luteranos criaram para o seu culto uma música muito simples, feita para que todos os seus fiéis a cantassem, ao contrário da prática católica, muito elaborada na época. Esta música para o serviço luterano recebeu o nome de "coral". Ela é um movimento de acordes com melodias curtas, sem ornamentação e com ritmos fáceis. As origens das melodias eram de temas folclóricos e cânticos católicos adaptados para a nova religião e criações próprias. Apesar de as formações vocais em grupo já existirem desde muito no meio cristão, este foi um grande e decisivo acontecimento para o desenvolvimento da música coral como a conhecemos hoje, uma pratica aberta e acessível aos fiéis no meio protestante e depois no meio batista. CORAL passou então a ser também um grupo de pessoas, geralmente mais de 20, que canta músicas em vozes .
CANTATA é uma forma musical derivada da ópera. Do italiano "cantata", particípio passado substantivado de "cantare", é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo normalmente mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica. Ela tem um caráter menos épico, embora este ainda se faça presente, e serve mais para a difusão de conceitos morais e espirituais. Embora mantenha a estrutura do oratório (árias e coros ligados por recitativos), a cantata nem sempre conta uma história.
NATAL DOS ANJOS é, sem dúvida alguma, uma das mais queridas e belas cantatas de natal do meio evangélico, em especial dos batistas.
Composta por Ken Parker, com arranjos de Bob krogstad e tradução de Waldenir Carvalho, esta cantata traz uma mensagem de natal de uma perspectiva diferente: a perspectiva dos anjos. Imagina-se como, no céu, deve ter sido a reação dos anjos ao ouvir que o Deus Filho se tornaria um simples homem para reconciliar a humanidade com o Deus Pai, e assim dar ao homem a chance da vida eterna, tornando-se também filho de Deus.
Logo em sua Abertura, é apresentado um resumo, um trecho instrumental como prévia do que se vai ouvir durante a mensagem cantada. Passando por várias texturas sonoras, a orquestra apresenta músicas que preparam o ouvinte para a entrada dos anjos, que logo convidam todos para ouvir e cantar a grande mensagem do nascimento de Jesus, o Salvador aguardado, o Principe da Paz.
Deslocando-se do tempo eterno anterior a criação do mundo, passando pelo nascimento histórico e marcante de Jesus e caminhando para os nossos dias, no interior de nossos corações, as músicas apresentam temas relacionados a vinda do Cristo como plano de Deus na eternidade, como acontecimento histórico e como fato hoje, quando Cristo “nasce” em cada um de nós.
Em sua parte final, nas três últimas músicas, uma mensagem toda especial é direcionada a cada um de nós, retomando-se, na última, o convite para cantar o nascimento do Messias, o Maravilhoso Deus.
Que ao ouvir esta cantata de música e letra tão profundas, possamos ser levados a lembrar e refletir o verdadeiro significado do Natal, o propósito da vinda de Cristo a este mundo em forma de homem.
E que bom que Ele veio... foi por mim, foi por você... foi pela Humanidade...
No fim do século 16, época da reforma protestante, os luteranos criaram para o seu culto uma música muito simples, feita para que todos os seus fiéis a cantassem, ao contrário da prática católica, muito elaborada na época. Esta música para o serviço luterano recebeu o nome de "coral". Ela é um movimento de acordes com melodias curtas, sem ornamentação e com ritmos fáceis. As origens das melodias eram de temas folclóricos e cânticos católicos adaptados para a nova religião e criações próprias. Apesar de as formações vocais em grupo já existirem desde muito no meio cristão, este foi um grande e decisivo acontecimento para o desenvolvimento da música coral como a conhecemos hoje, uma pratica aberta e acessível aos fiéis no meio protestante e depois no meio batista. CORAL passou então a ser também um grupo de pessoas, geralmente mais de 20, que canta músicas em vozes .
CANTATA é uma forma musical derivada da ópera. Do italiano "cantata", particípio passado substantivado de "cantare", é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo normalmente mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica. Ela tem um caráter menos épico, embora este ainda se faça presente, e serve mais para a difusão de conceitos morais e espirituais. Embora mantenha a estrutura do oratório (árias e coros ligados por recitativos), a cantata nem sempre conta uma história.
NATAL DOS ANJOS é, sem dúvida alguma, uma das mais queridas e belas cantatas de natal do meio evangélico, em especial dos batistas.
Composta por Ken Parker, com arranjos de Bob krogstad e tradução de Waldenir Carvalho, esta cantata traz uma mensagem de natal de uma perspectiva diferente: a perspectiva dos anjos. Imagina-se como, no céu, deve ter sido a reação dos anjos ao ouvir que o Deus Filho se tornaria um simples homem para reconciliar a humanidade com o Deus Pai, e assim dar ao homem a chance da vida eterna, tornando-se também filho de Deus.
Logo em sua Abertura, é apresentado um resumo, um trecho instrumental como prévia do que se vai ouvir durante a mensagem cantada. Passando por várias texturas sonoras, a orquestra apresenta músicas que preparam o ouvinte para a entrada dos anjos, que logo convidam todos para ouvir e cantar a grande mensagem do nascimento de Jesus, o Salvador aguardado, o Principe da Paz.
Deslocando-se do tempo eterno anterior a criação do mundo, passando pelo nascimento histórico e marcante de Jesus e caminhando para os nossos dias, no interior de nossos corações, as músicas apresentam temas relacionados a vinda do Cristo como plano de Deus na eternidade, como acontecimento histórico e como fato hoje, quando Cristo “nasce” em cada um de nós.
Em sua parte final, nas três últimas músicas, uma mensagem toda especial é direcionada a cada um de nós, retomando-se, na última, o convite para cantar o nascimento do Messias, o Maravilhoso Deus.
Que ao ouvir esta cantata de música e letra tão profundas, possamos ser levados a lembrar e refletir o verdadeiro significado do Natal, o propósito da vinda de Cristo a este mundo em forma de homem.
E que bom que Ele veio... foi por mim, foi por você... foi pela Humanidade...
Te Deum Laudamus
Maestro Moises Rodrigues
Maestro Moises Rodrigues
CANTATA NATAL DOS ANJOS
- ABERTURA INSTRUMENTAL
- TEMA DE ABERTURA (Coral)
- O PLANO ETERNO (Coral)
- O DIA JÁ VAI CHEGAR (Coral e Solo: Lúcio Sena)
- RAZÕES (Coral)
- NÁO POSSO CRER (Coral e Solistas: Ciene Beraldo e Charles Smith)
- E SEU NOME SERÁ JESUS (Coral e Solistas: Ciene Beraldo e Charles Smith)
- NÃO HÁ LUGAR (Coral)
- DAÍ GLORIA A DEUS(Coral e Solistas: Cleonice Rodrigues e Claudiney Nascimento)
- CANÇÃO PARA NINAR JESUS (Coro feminino)
- A SOMBRA DE UMA CRUZ (Coral e Solista: Claudiney Nascimento)
- A CANÇÃO DOS MAGOS (Coro masculino)
- SONHOS QUE SE VÃO (Solista: Moisés Rodrigues)
- HINO A DÁDIVA CELESTE (Coral e Solista: Paula Augusta Sena)
- FINAL (Coral)
CORAL DA IGREJA BATISTA EM D. PEDRO
- Sopranos – Antonia Saraiva, Edimércia Souza, Cynthia Celle, Gracimar Silva, Paula Sena, Jorgemara Pinheiro, Maria Cristina, Ciene Beraldo, Elizeth Cajuhi
- Contraltos – Cátia Saraiva, Cleonice Rodrigues, Gracieth Matos, Rosângela Ferreira, Keyliane Matos, Thais Kritikos, Rosaura Cunha, Rita Nunomura, Heloina Arruda, Sheyla Cajuhy, Juçara Costa
- Tenores – Lúcio Sena, Paulo Arruda, Israel Cirino, Charles Smith
- Baixos – Renato Beraldo, Sérgio Nunomura, Alan Karsten, José Chagas, Claudiney Nascimento
- Regência: M. Moisés Rodrigues
Agradecimentos
Nossos agradecimentos a Ir. Humbertilha, Rossana, Diego, Luzijane, Livia, Ivete (integrantes do coral), que caminharam neste projeto, mas não puderam se apresentar.
Everton, Gisele, Fernando, Dany, Peterson, Kelson, Jonathas, Ney, Dimas, pela participação espontânea e sempre alegre na pequena encenação montada, com a coordenação do Lúcio.
João Neto, Adriel, Márcio, André, Wayne, Jeane, Gracimar, Alexandre, que nos deram apoio técnico na montagem de iluminação, palco, figurino, operação de som e demais logísticas.
Aos nossos pastores e demais lideranças e Igreja, pelo apoio financeiro e espiritual deste trabalho.
Ao Deus Todo-Poderoso, que antes da criação do mundo fez um plano todo especial, para estarmos aqui hoje, louvando e agradecendo por Seu Filho.
Everton, Gisele, Fernando, Dany, Peterson, Kelson, Jonathas, Ney, Dimas, pela participação espontânea e sempre alegre na pequena encenação montada, com a coordenação do Lúcio.
João Neto, Adriel, Márcio, André, Wayne, Jeane, Gracimar, Alexandre, que nos deram apoio técnico na montagem de iluminação, palco, figurino, operação de som e demais logísticas.
Aos nossos pastores e demais lideranças e Igreja, pelo apoio financeiro e espiritual deste trabalho.
Ao Deus Todo-Poderoso, que antes da criação do mundo fez um plano todo especial, para estarmos aqui hoje, louvando e agradecendo por Seu Filho.
Post a Comment