Recitativo

APRESENTAÇÃO
No fim do século 16, época da reforma protestante, os luteranos criaram para o seu culto uma música muito simples, feita para que todos os seus fiéis a cantassem, ao contrário da prática católica, muito elaborada na época. Esta música para o serviço luterano recebeu o nome de "coral". Ela é um movimento de acordes com melodias curtas, sem ornamentação e com ritmos fáceis. As origens das melodias eram de temas folclóricos e cânticos católicos adaptados para a nova religião e criações próprias. Apesar de as formações vocais em grupo já existirem desde muito no meio cristão, este foi um grande e decisivo acontecimento para o desenvolvimento da música coral como a conhecemos hoje, uma pratica aberta e acessível aos fiéis no meio protestante e depois no meio batista. CORAL passou então a ser também um grupo de pessoas, geralmente mais de 20, que canta músicas em vozes .
CANTATA é uma forma musical derivada da ópera. Do italiano "cantata", particípio passado substantivado de "cantare", é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo normalmente mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica. Ela tem um caráter menos épico, embora este ainda se faça presente, e serve mais para a difusão de conceitos morais e espirituais. Embora mantenha a estrutura do oratório (árias e coros ligados por recitativos), a cantata nem sempre conta uma história.
NATAL DOS ANJOS é, sem dúvida alguma, uma das mais queridas e belas cantatas de natal do meio evangélico, em especial dos batistas.
Composta por Ken Parker, com arranjos de Bob krogstad e tradução de Waldenir Carvalho, esta cantata traz uma mensagem de natal de uma perspectiva diferente: a perspectiva dos anjos. Imagina-se como, no céu, deve ter sido a reação dos anjos ao ouvir que o Deus Filho se tornaria um simples homem para reconciliar a humanidade com o Deus Pai, e assim dar ao homem a chance da vida eterna, tornando-se também filho de Deus.
Logo em sua Abertura, é apresentado um resumo, um trecho instrumental como prévia do que se vai ouvir durante a mensagem cantada. Passando por várias texturas sonoras, a orquestra apresenta músicas que preparam o ouvinte para a entrada dos anjos, que logo convidam todos para ouvir e cantar a grande mensagem do nascimento de Jesus, o Salvador aguardado, o Principe da Paz.
Deslocando-se do tempo eterno anterior a criação do mundo, passando pelo nascimento histórico e marcante de Jesus e caminhando para os nossos dias, no interior de nossos corações, as músicas apresentam temas relacionados a vinda do Cristo como plano de Deus na eternidade, como acontecimento histórico e como fato hoje, quando Cristo “nasce” em cada um de nós.
Em sua parte final, nas três últimas músicas, uma mensagem toda especial é direcionada a cada um de nós, retomando-se, na última, o convite para cantar o nascimento do Messias, o Maravilhoso Deus.
Que ao ouvir esta cantata de música e letra tão profundas, possamos ser levados a lembrar e refletir o verdadeiro significado do Natal, o propósito da vinda de Cristo a este mundo em forma de homem.
E que bom que Ele veio... foi por mim, foi por você... foi pela Humanidade...
Te Deum Laudamus
Maestro Moises Rodrigues



CANTATA NATAL DOS ANJOS

  1. ABERTURA INSTRUMENTAL
  2. TEMA DE ABERTURA (Coral)
  3. O PLANO ETERNO (Coral)
  4. O DIA JÁ VAI CHEGAR (Coral e Solo: Lúcio Sena)
  5. RAZÕES (Coral)
  6. NÁO POSSO CRER (Coral e Solistas: Ciene Beraldo e Charles Smith)
  7. E SEU NOME SERÁ JESUS (Coral e Solistas: Ciene Beraldo e Charles Smith)
  8. NÃO HÁ LUGAR (Coral)
  9. DAÍ GLORIA A DEUS(Coral e Solistas: Cleonice Rodrigues e Claudiney Nascimento)
  10. CANÇÃO PARA NINAR JESUS (Coro feminino)
  11. A SOMBRA DE UMA CRUZ (Coral e Solista: Claudiney Nascimento)
  12. A CANÇÃO DOS MAGOS (Coro masculino)
  13. SONHOS QUE SE VÃO (Solista: Moisés Rodrigues)
  14. HINO A DÁDIVA CELESTE (Coral e Solista: Paula Augusta Sena)
  15. FINAL (Coral)

CORAL DA IGREJA BATISTA EM D. PEDRO
  • Sopranos – Antonia Saraiva, Edimércia Souza, Cynthia Celle, Gracimar Silva, Paula Sena, Jorgemara Pinheiro, Maria Cristina, Ciene Beraldo, Elizeth Cajuhi
  • Contraltos – Cátia Saraiva, Cleonice Rodrigues, Gracieth Matos, Rosângela Ferreira, Keyliane Matos, Thais Kritikos, Rosaura Cunha, Rita Nunomura, Heloina Arruda, Sheyla Cajuhy, Juçara Costa
  • Tenores – Lúcio Sena, Paulo Arruda, Israel Cirino, Charles Smith
  • Baixos – Renato Beraldo, Sérgio Nunomura, Alan Karsten, José Chagas, Claudiney Nascimento
  • Regência: M. Moisés Rodrigues

Agradecimentos
Nossos agradecimentos a Ir. Humbertilha, Rossana, Diego, Luzijane, Livia, Ivete (integrantes do coral), que caminharam neste projeto, mas não puderam se apresentar.
Everton, Gisele, Fernando, Dany, Peterson, Kelson, Jonathas, Ney, Dimas, pela participação espontânea e sempre alegre na pequena encenação montada, com a coordenação do Lúcio.
João Neto, Adriel, Márcio, André, Wayne, Jeane, Gracimar, Alexandre, que nos deram apoio técnico na montagem de iluminação, palco, figurino, operação de som e demais logísticas.
Aos nossos pastores e demais lideranças e Igreja, pelo apoio financeiro e espiritual deste trabalho.
Ao Deus Todo-Poderoso, que antes da criação do mundo fez um plano todo especial, para estarmos aqui hoje, louvando e agradecendo por Seu Filho.

Nenhum comentário

O comentário de hoje pode se tornar o post de amanhã

Tecnologia do Blogger.